Desde 2016 a Venexos associou-se ao Programa de Ayuda Humanitaria para Venezuela, e tem colaborado no envio de ajuda humanitária para a Venezuela.

A ajuda enviada tem recaído principalmente em medicamentos e material médico, sendo que a Venexos colabora diretamente com associações e fundações que fazem a distribuição na Venezuela: Fundación La Pastillita, Fundación Manos para Vargas, Fundación Policlinico La Viña, Fundación Margarita Sonrie, Caritas Valencia, Asociación Civil Salud y Familia, Ángeles Guardianes, Asociación Civil Nutriredes Aqui Contigo e FundaBolivar.

Entre 2015 e 2017 foram também enviados, pontualmente, outro tipo de bens, essencialmente alimentares. No entanto, dado o agravamento da crise alimentar na Venezuela e o aumento exponencial da taxa de mortalidade infantil associada aos elevados índices de desnutrição, a Venexos conjuntamente com o PAHPV, decidiu iniciar em março de 2018 a campanha “Kilos de Vida”, através da qual está a recolher e a enviar alimentos destinados a crianças até aos 6 anos de idade, um dos grupos mais frágeis e que mais está a sofrer com a grave crise alimentar. Neste âmbito estamos a recolher e enviar, exclusivamente, fórmulas lácteas, cereais (para misturar com água) e leite em pó.

O PAHPV – Programa de Ayuda Humanitaria para Venezuela foi criado em 12 de fevereiro de 2014 como uma resposta à necessidade de transformar a preocupação dos seus membros em ações específicas, devido à situação de conflito social e escassez que se vive na Venezuela.

A missão do programa consiste em recolher donativos de medicamentos e material médico, inventariá-los e distribuí-los, levando assim assistência humanitária para aliviar o sofrimento e elevar a dignidade dos habitantes das áreas mais afetadas, sem distinção de raça, crença ou classe social.

Esta ajuda humanitária vai inteiramente para mais de 100 organizações sem fins lucrativos, muitas delas geridas por congregações religiosas, bombeiros e equipas de primeiros socorros das principais universidades da Venezuela, comunidades indígenas, lares, estabelecimentos de assistência social a menores e outras organizações não-governamentais.

Esta na Venezuela e precisa de ajuda para obter algum medicamento?

Consulte o documento (es) que explica o procedimento para solicitar medicamentos em algumas das Associações/Fundações apoiadas pela Venexos. (ver documento)